quarta-feira, 18 de maio de 2011


Trabalhadores da CSN entram em greve de 24H
 
João Pedro Freitas, assessor do Sindicato Metabase Inconfidentes
 
Os trabalhadores da mineração da CSN entraram em greve de 24 horas nesta segunda-feira (16/5). Os cerca de 2.500 operários da Mina Casa de Pedra, em Minas Gerais, reivindicam reajuste salarial de 15%.


CSN quer arrocho salarial
 
A CSN apresentou na semana passada uma proposta de 6,3% de reajuste salarial. Este índice corresponde à reposição do INPC. Essa proposta está muito aquém da inflação real e do avanço da lucratividade da empresa.
 
No 1° trimestre desse ano a CSN viu seu lucro líquido subir 36%. Em 2010 a empresa obteve uma receita líquida de R$ 14,5 bi, 32% superior a 2009. Já o seu lucro bruto subiu 71%, alcançando R$ 6,8 bi no ano passado. 


Trabalhadores exigem aumento real e PR justa!
 
Benjamin Steinbruch, presidente da CSN e vice-presidente da FIESP, afirmou ano passado que “5% de aumento real é exagero”. Um dos homens mais ricos do Brasil deixa claro o ponto de vista dos empresários: arrocho salarial.
 
Mas os trabalhadores estão dando uma resposta à altura. A greve de 24H paralisa totalmente a Mina Casa de Pedra, em Congonhas, que produziu 21 milhões de toneladas de minério de ferro em 2010 e que foi a principal responsável pelo faturamento de 3,6 bilhões de reais no setor mineral da empresa.
 
Os operários exigem 8,7% de aumento real + INPC (6,3%), além da revisão da PR e melhorias nos benefícios.    

15% ou greve por tempo indeterminado!
 
A revolta dos operários da Mineração da CSN é grande. A inflação alta e os salários baixos estão gerando um descontentamento generalizado. Os trabalhadores já haviam paralisado por 8 horas a empresa no dia 6/5. A cada dia que passa a mobilização avança.
 
A disposição dos operários pra luta é clara. “Essa semana haverá outra negociação com empresa. Se a CSN não mudar a proposta e avançar para um significativo aumento real, vamos à greve por tempo indeterminado” explica Valério Vieira, presidente do Sindicato Metabase Inconfidentes, que é filiado à CSP-Conlutas.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário